<< Previous Next >>

Coruja


Coruja
Photo Information
Copyright: Paulo Sousa (Paulosousa) (6897)
Genre: Animals
Medium: Color
Date Taken: 2008-02-22
Categories: Birds
Camera: Canon Digital Rebel XT, Canon EF 75-300mm 1:4-5.6 lll USM
Exposure: f/9.0, 1/500 seconds
More Photo Info: [view]
Photo Version: Original Version
Date Submitted: 2008-02-24 3:52
Viewed: 15481
Points: 18
[Note Guidelines] Photographer's Note
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Gênero: Speotyto
Espécie: cunicularia
Nome em Inglês: Burrowing Owl
Ovos: de 7 a 9
Incubação: 28 a 30 dias
Habitat: Desde o Canadá até a Tierra del Fuego no extremo sul da América do Sul. Vivem nos campos e cerrados de todo o Brasil.
Hábitos Alimentares: Alimenta-se de pequenos roedores, répteis, anfíbios, pequenos insetos, pequenos pássaros como pardais, escorpiões, etc..
Tamanho: 21.6 a 27.9cm
Peso: 170.1 g
Envergadura: 50.8 a 61.0 cm
Sinônimo Recente: Athene cunicularia
A coruja-buraqueira possui este nome pois vive em buracos cavados no solo. Embora seja capaz de cavar sua própria cova, vivem nos buracos abandonados de tatus, cachorro de pradaria e tocas de outros animais. De porte pequeno, a Coruja-buraqueira possui uma cabeça redonda, tem sobrancelhas brancas, olhos amarelos, e pernas longas. Ao contrário a maioria das corujas o macho é ligeiramente maior que a fêmea e as fêmeas são normalmente mais escuras que os machos. É uma ave tímida, por isso, vive em lugares sossegados. Durante o dia ela cochila em seu ninho ou toma sol nos galhos de árvores. Possui uma visão 100 vezes mais penetrante que a visão humana e uma ótima audição. Tem vôo suave e silencioso.
PPara enxergar alguma coisa ao seu lado ela tem que virar a cabeça, pois seus grandes olhos estão dispostos lado a lado, num mesmo plano. Por alimentar-se de insetos, é muito útil ao homem, beneficiando-o na agricultura. Come pequenos roedores (ratos), insetos e cobras. A coruja buraqueira anda sem destino enquanto caça, e depois de pegar sua presa vai para um puleiro, como uma cerca ou pousa no próprio solo. São aves principalmente crepusculares (ativo ao entardecer e amanhecer), mas caçará, se preciso, ao longo de 24 horas.
A reprodução da coruja-buraqueira começa entre março ou abril. Ela faz seu ninho em buracos no solo, aproveitando antigas tocas de tatu ou de outros animais. O casal se revezando, alarga o buraco, cava uma galeria horizontal usando os pés e o bico e por fim forra a cavidade do ninho com capim seco. As covas possuem, em torno de 1,5 a 3 m de profundidade e 30 a 90 cm de largura. Ao redor acumula estrume e se alimenta dos insetos atraídos pelo cheiro. Botam, em média de 6 a 11 ovos; o número mais comum é de 7 a 9 ovos. A Incubação dura de 28 a 30 dias e é executada somente pela fêmea. Enquanto a fêmea bota os ovos, o macho providencia a alimentação e a proteção para os futuros filhotes. Os cuidados da cria, enquanto ainda estão no ninho são tarefa do macho. Quando os filhotes estão com 14 dias podem ser vistos empoleirando a entrada da cova, esperando pelos adultos e pela comida. Os filhotes saem do ninho com aproximadamente 44 dias e começam a caçar insetos quando estão com 49 a 56 dias.

vanderschelden, Miss_Piggy, Ena, saguzar has marked this note useful
Only registered TrekNature members may rate photo notes.
Add Critique [Critiquing Guidelines] 
Only registered TrekNature members may write critiques.
Discussions
None
You must be logged in to start a discussion.

Critiques [Translate]

Hallo Paulo
Splendid image. This is a cool owl shot. Very well composed. Great details and warm colours. The classic hypnotic eyes with this close-up making them even more dramatic. This is a beautiful portrait of this owl. Sharpness is perfect and it's a pleasure to see the details in the wings. I enjoyed this one a lot. Great work! Thanks for sharing.
Kind regards
Anna

It is a very good shot of the burrowing owl, which is normally more associated by people with pampa habitat. TFS

  • Great 
  • Karin Gold Star Critiquer/Gold Note Writer [C: 418 W: 5 N: 268] (2089)
  • [2008-02-24 8:29]

Hola Paulo,
Bonita expression de los ojos y buena nitidez. Informacion interessante.
Gracias por compartir

  • Great 
  • wuta Gold Star Critiquer/Gold Note Writer [C: 855 W: 2 N: 617] (2142)
  • [2008-02-24 11:30]

Hallo Paulo , This shot is very nice and so complete,well taken shot , good in pov and very fine details and beauty eyes , hi looks to you , very good job ,tfs Greetings Teunie .

beautiful colors and wonderful sharpness.nice composition.great capture!

  • Great 
  • Ena Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 324 W: 61 N: 594] (2454)
  • [2008-02-25 1:13]

Hi Paulo,
Lovely capture of this beautiful bird!
Good composition!
TFS
Ena

Ola Paulo,
Bela foto,nitida e boas cores.
Parabens pelo belo album de fotos no TN.
Abracos,
Ralf

(:

Hola Paulo,
Me alegra ver tus fotos luegode tanto tiempo. Salió muy curiosa esa lechuza, estaba bien atenta y con los ojos abiertos a pleno observandote.
Parabens
Hernán

Excellent picture of this Owl, Paulo. Like its POV and eye contact. I can see you are here since the dawn of TN!!!
TFS

Calibration Check
















0123456789ABCDEF