<< Previous Next >>

Maribondo


Maribondo
Photo Information
Copyright: Nilson Vaz da Costa (Nilson) Gold Star Critiquer/Gold Note Writer [C: 488 W: 0 N: 566] (4423)
Genre: Animals
Medium: Color
Date Taken: 2012-10-24
Categories: Insects
Camera: Sony Cyber-shot DSC-H5, (digital)
Photo Version: Original Version
Date Submitted: 2012-10-24 14:02
Viewed: 3905
Points: 12
[Note Guidelines] Photographer's Note
Os tipos de marimbondos mais temidos são o cavalo e a mamangava. O marimbondo cavalo tem o corpo esbelto, e sua cor é marrom avermelhado.

Eles não são agressivos e só se defendem se forem incomodados. Se o ninho estiver em um lugar alto e não apresentar risco de batidas mecânicas ou algo semelhante, não será necessário retirá-lo. No entanto, existe o risco de ter outros ninhos por perto. Cada vespa desse ninho é capaz de fundar um outro, multiplicando assim o número de ninhos.

Quanto à mamangava, o motivo da infestação está na época do florescimento das espécies de plantas em que elas coletam seu alimento. Quando o tempo é bastante chuvoso, elas quase não conseguem coletar alimento e quando o sol aparece esses insetos aproveitam para suprir o que consumiram durante as chuvas.

A infestação também pode estar relacionada aos locais de nidificação (local de construção do ninho). Se a região tiver muita madeira oca ou outros locais que favoreçam a formação dos ninhos, as mamangavas certamente irão se alojar nesses lugares. Essas espécies são ótimas polinizadoras de plantas e estão desaparecendo devido à eliminação de seus sítios de nidificação pelo desmatamento. Se não forem agredidas não causam problemas maiores.
A composição do veneno do marimbondo é pouco conhecida pois não existem muitos estudos a respeito. Ao contrário das abelhas, esses artrópodes não deixam o ferrão no local da picada. Por serem maiores e fisicamente mais assustadores aparentam ser mais venenosos que as abelhas, o que não é verdade. Os efeitos do veneno são semelhantes aos das abelhas, porém menos intensos.
O veneno de vespa contém histamina e serotonina, que são agentes químicos envolvidos nas respostas alérgicas em geral. Esses animais normalmente não são agressivos, só atacam se forem incomodados. O risco dos acidentes depende do número de picadas e da hipersensibilidade do indivíduo acidentado.

maaciejka, marius-secan has marked this note useful
Only registered TrekNature members may rate photo notes.
Add Critique [Critiquing Guidelines] 
Only registered TrekNature members may write critiques.
Discussions
None
You must be logged in to start a discussion.

Critiques [Translate]

Hi Nilson,
nice presentation of this species. It looks interesting. Perfect point of view and presentation.
Have a nice day,
Maciek

Ciao Nilson, great macro of interesting specie on beutiful flower, fine details, wonderful natural colors and splendid sharpness, very well done, my friend, ciao Silvio

excellent image. good closeup and clarity. nice work. tfs.

Hello Nilson,
Another marvelous image. A perfect macro taken from a good POV. Impressive details and focus. The composition and WB are fantastic. Very sharp image with excellent natural colors.
Thanks for sharing!
Marius.

hello Nilson
very nice Macro of this wasp with good details and beautiful colours
thanks greeting lou

  • Great 
  • foozi Gold Star Critiquer/Gold Note Writer [C: 2791 W: 0 N: 6696] (25839)
  • [2013-01-25 0:58]

Hello Nilson
this is another lovely insect that is well presented. The details are splendid and the color contrast is effective.
Well composed shot.

Regards
Foozi

Calibration Check
















0123456789ABCDEF